quinta-feira, 6 de outubro de 2011

BARROCO

NATHÁLIA


A arte barroca foi um movimento artístico, que surgiu no final do século XVI na Itália, com o conflito entre a reforma protestante e a contra reforma( Igreja católica) .Teve como seu principal objetivo propagar a religião através de uma arte de impacto recurvado e enfeitado ao extremo. A contra reforma desenvolveu o estilo barroco para tentar recuperar os fieis perdidos para religião protestante ( de Martim Lutero )O homem era dividido entre o desejo de aproveitar a vida e o de garantir um lugar no Paraíso , era uma arte que possuíam inúmeras contradições (Bem , mal , pecado , perdão, homem, DEUS.)








A arte barroca chegou ao Brasil no final do século XVII, era diretamente influenciado pelo barroco português, porém, com o tempo, foi assumindo características próprias.Na pintura o uso de cores fortes em especial azul , vermelho dourado e Branco era notável, pinturas de passagens bíblicas nós tetos das igrejas ,a Ilusão a profundidade e movimento , uso do escuro e do claro imagens ricamente ornamentadas com tecidos finos ,esculturas feitas de pedra sabão e madeira , fechadas simples mais grandemente decoradas internamente , janelas com arcos, também eram características do Barroco.

A maior produção artística barroca no Brasil ocorreu no estado de Minas Gerais , no qual teve em destaque o Arquiteto Antônio Francisco de Lisboa( Aleijadinho). Suas obras de forte caráter religioso eram feitas em Madeira e Pedra sabão .

Foram mais de quatrocentas obras denominadas a aleijadinho , muitas delas apenas o foi atribuído por conta das suas semelhanças.Alguns estudiosos dizem que Aleijadinho não existiu, pois alegam que com a deficiência desencadeada de uma doença não esclarecida que o fez perder todos os seus movimento,era impossível ele ser autor de tantas obras, mais eu particularmente acredito muito que ele tenha reproduzido pelo menos a metade de todas essas obras denominada a ele.

Aleijadinho desenvolveu peças que rivalizam hoje com os melhores exemplares do Barroco europeu, mesmo não tendo nenhuma informação sobre o que acontecia pó lá fora.
Outros artistas importantes do barroco brasileiro foram: o pintor mineiro Manuel da Costa Ataíde e o escultor carioca Mestre Valentim.

Algumas obras do Barroco brasileiro :

Aleijadinho



Carregamento da Cruz (escultura em madeira), Santuário de Bom Jesus de Matosinhos (Congonhas-MG)












Carregamento da Cruz (escultura em madeira), Santuário de Bom Jesus de Matosinhos (Congonhas-MG)


Um comentário:

  1. NATHÁLIA

    PARA SER UM ARTIGO É PRECISO ESCREVER COM AS SUAS PALAVRAS, DAR A SUA OPINIÃO E COLOCAR AS FONTES PESQUISADAS.

    ResponderExcluir