domingo, 16 de outubro de 2011

LEONARDO DA VINCI

TAÍSA CRISTINA LOPES

Nascido em 1452, em uma cidade próxima à Florença, Leonardo di Ser Piero da Vinci foi um dos grandes gênios da humanidade. Da Vinci desde cedo apresentava os seus dons e aos 17 anos foi encaminhado para o estúdio de Verrocchio, um Artista da época, e foi quando Leonardo começou a desenvolver suas técnicas. Logo que começou no estúdio, ganhou destaque pela qualidade e perfeição de representação dos rostos, deixando Verrocchio para trás, pois como dizia "Lastimável discípulo, que não ultrapassa o mestre".


Leonardo viveu na época do Renascentismo, onde se inspirava na cultura greco-romana, e buscava o padrão clássico. Foi a época que o homem deixou o teocentrismo, onde Deus era a explicação de tudo e passou a ser antropocêntrico onde o homem olha para si e começa a buscar respostas para suas dúvidas através da ciência. Da Vinci trouxe muitas dessas características como a busca da perfeição, a perspectiva de fundo e a representação da natureza e, como renascentista, ele atuou como pintor, escultor, arquiteto, cientista e músico; mas não eram suas únicas habilidades, ele ainda era
engenheiro, inventor, anatomista, botânico, poeta, matemático, naturalista, ótimo nadador, cavaleiro, engenhoso artesão, físico, HYPERLINK \l "anatomia" fisiologista, químico e filósofo;


Dentre muitos de seus trabalhos podemos citar com destaque no campo da pintura a "Mona Lisa" (1503) e a "Ultima Ceia" (1497), na arquitetura projetos de "O templo centralizado" e "O porto circular" e como cientista "O homem vitruviano". As características Renascentistas que sempre estavam em suas obras eram: o fundo com uma paisagem, o homem no centro da obra, a razão áurea, tudo na proporção perfeita e muita das vezes a formação de um triangulo na razão visando a harmonia, o uso de perspectiva, de luz e sombra, sendo o primeiro artista a estudar cientificamente sobre a luz na pintura.


No entanto para que ele chegasse a ser um artista famoso da época e hoje reconhecido como um gênio, Leonardo da Vinci sempre persistiu em suas idéias mesmo que elas fossem as mais improváveis para seu tempo, como fazer o homem voar ou andar sobre a água, foram com inúmeras tentativas e com muitos erros que ele conseguiu ser um gênio, foi observando a natureza e sempre a estudando que Da Vinci criou muitas invenções e técnicas, que mesmo após quinhentos anos ainda são usadas, e sendo que na época que ele vivia não tinha tecnologia suficiente para se quer desenvolve-las. E isso tudo que prova a genialidade deste homem.

Dama com Arminho (1488)

Mona Lisa (1503)
Leda e o Cisne (1510)
BATISMO DE CRISTO DE VERROCCHIO
O ROSTO DO ANJO FOI DA VINCI QUE PINTOU

Racunho à grafite da Última Ceia
A última ceia (1497)
Tanque de guerra feito atualmente com desenhos de Leonardo Da Vinci
Desenho do Tanque de Guerra
O Homem Vitruviano


Um comentário: