domingo, 2 de outubro de 2011

NEOCLASSICISMO (PARTE 1)

IGREJA MADELEINE  (1806)-Pierre-Alexandre Barthélémy Vignon (1763-1828)


OLHE BEM PARA IMAGEM ACIMA. QUAL É O ESTILO? ESTÁ EM HARMONIA? A DATA ESTÁ CORRETA?


Igreja de Santa Genoveva - 1764 - Jacques Germain Soufflot

E ESTA EDIFICAÇÃO CONHECIDA COMO PANTEÃO DE PARIS?

Neste momento, em que estamos estudando o final do século XVIII e início do século XIX, vocês já devem ter se acostumado com a tendência de um movimento artístico ser a expressão contrária ao período anterior, e não há de ser diferente pós o barroco e rococó, condenados pelo excesso.

Mas o novo estilo de arte é uma proposta diferente com cara de antiga, pois a nova tendência se inspirou no regresso da antiguidade romana associada ao ideal grego, como podemos observar nas  imagens abaixo:

Teatro Bordeaux (1781)  do arquiteto Victor Louis

Coluna comemorativa da vitória de Napoleão em Auterlitz.
Projeto de Jacques Gondoin e Jean-Baptiste Lepère, 1806-1810) na Praça Vendôme.
Arco do Triunfo da Étoile - 1806



Igreja de São Francisco de Paula em Nápoles -  projeto de Pietro Bianchi (1787 - 1849)

O novo estilo apresentado é o Neoclássico, que coincide com a Revolução Francesa e o império de Napoleão Bonaparte.

"Com a cultura francesa da revolução, o modelo clássico adquire um sentido ético-ideológico, identificando-se com a solução ideal do conflito entre liberdade e dever; e, colocando-se como valor absoluto e universal, transcende e anula as tradições e as escolas nacionais. Esse universalismo supra-histórico culmina e se difunde em toda a Europa com o império napoleônico." (ARGAN, 1992, p.14)


O novo ideário da arquitetura, ou seja, o estilo neoclássico, contrariava os exageros do barroco e rococó, buscando uma construção racional, equilibrada e proporcional em que a forma segue a função, principalmente nas edificações públicas.
Outros países da Europa também desenvolveram o estilo neoclássico em contraposição ao barroco, como no caso da Itália em que as escavações de Herculano e Pompéia iniciaram em 1746 e incentivaram as novas construções principalmente em Nápoles eMilão.

Segundo TINTELNOT, "o espírito inventivo dos arquitetos italianos parece esgotar-se no final do primeiro terço do século XIX. A falta de imaginação leva sempre ao recurso da fachada inspirada no templo antigo. (1972, p.24)

Na Espanha, a oposição às influências vindas de Roma e ao estilo barroco, contribuíram para o desenvolvimento do neoclássico.

Já na Inglaterra, desde o princípio houve uma tendência à inclinação à arte clássica e ao estilo gótico, não sendo portanto uma oposição ao barroco. O estilo clássico foi executado na Inglaterra, que mesmo assim, não abandonou a tradição medieval.


ESCULTURA NEOCLÁSSICA
•Oposição ao Barroco
•Simplicidade e sutileza
•Baixo-relevo
•Formas calmas, superfícies lisas
•Volumes vistos de um só lado
•Preferência pelo mármore branco


 




BIBLIOGRAFIA
ARGAN, Giulio Carlo. Arte Moderna.
TINTELNOT, Hans. Do Neoclássico à Arte Moderna.



Nenhum comentário:

Postar um comentário