quarta-feira, 5 de outubro de 2011

PERSPECTIVA E RENASCIMENTO


KRISLEY ELIAS RODRIGUES

Perspectiva é a forma de representar paisagens e objetos tridimensionais em uma superfície bidimensional (plana). Para isso é aplicada técnicas e mecanismos gráficos estudados na Geometria Perspectiva, podendo assim, obter uma reprodução precisa ou analítica da realidade espacial. A Perspectiva baseia-se em imitar fenômenos produzidos pela percepção visual do homem, como, por exemplo, o fato de duas retas paralelas, ao se afastarem da pessoa se tornarem como duas retas concorrentes.
O estudo da Perspectiva é algo bastante antigo e que nos remete a Grécia Antiga, onde apesar de um processo não satisfatório eles já possuíam noção do fenômeno perspectivo, o qual eles denominavam de “escorso”, porém foi no período do Renascimento que a perspectiva passou a ser profundamente estudada e desenvolvida, o que abriu caminho para o seu estudo matemático através da Geometria Perspectiva.

Perspectiva Atmosférica

A Perspectiva atmosférica, utiliza-se de técnicas que consistem principalmente na variação de cor, do valor e da nitidez do objeto representado, de forma que conforme aumenta a distância entre o observador e o objeto observado, a nitidez e o contraste entre os objetos decresce, assim como os detalhes dos mesmos.
O descobrimento desta técnica foi do Arquiteto e Engenheiro Filippo Brunelleschi, e foi intensamente utilizada por Leonardo Da Vinci nas suas pinturas. Em um de seus manuscritos ele define a Perspectiva Atmosférica (a qual chamava de perspectiva aérea) da seguinte maneira: “… as cores se tornam mais claras em proporção à distância da pessoa que esta a olhar para elas. Portanto se estivermos a 5 vezes a distância do objeto, aclaramos a cor 5 vezes.”
Linha do Horizonte

A linha do horizonte, muito utilizada na perspectiva, é a linha horizontal imaginária que divide a parte inferior e superior da visão. O Oceano forma a linha do horizonte perfeita, qualquer que seja a altura em que se observa seu horizonte estará na altura dos olhos do observador. Também é na linha do horizonte onde se encontra o Ponto de Fuga.
Ponto de Fuga
Ponto de Fuga é o ponto do desenho para onde todas as linhas que descrevem a profundidade dos objetos convergem.
Análise de Obra Renascentista
Selecionei aqui duas obras de Leonardo Da Vinci onde ele utiliza-se de perspectiva. Na primeira, o quadro A Ultima Ceia (em italiano L'Ultima Cena e também Il Cenacolo) podemos observar que foi utilizada a técnica de perspectiva gráfica com ponto de fuga, onde as paredes laterais convergem para um mesmo ponto exatamente no centro da obra, e ao fundo através da janela é possível perceber a mudança no tom das cores para dar uma sensação de distância ( perspectiva Atmosférica).


No segundo quadro, a tão famosa Monalisa (também conhecida como La Gioconda ou, em francês, La Joconde, ou ainda Mona Lisa del Giocondo). Nesta obra, por sua vez, não é possível identificar um ponto de fuga, mas é possível perceber a utilização da técnica de Perspectiva Atmosférica, onde as cores dos elementos foram clareando e a sua nitidez diminuindo casando a sensação de distância (profundidade).

Nenhum comentário:

Postar um comentário