domingo, 16 de outubro de 2011

A VIDA DE LEONARDO DA VINCI

RAFAEL LUIZ DA SILVA


Leonardo Da Vinci nasceu em 15 de Abril de 1452, na pequena cidade de Vinci, na Itália.
Era filho ilegítimo de Ser Piero com uma camponesa chamada Caterina. Seu pai tratou de conseguir a custódia do filho logo após seu nascimento; enquanto isso Caterina casou-se com outro homem, com quem se mudou para a cidade vizinha.
Crescendo na casa de seu pai, Leonardo teve acesso completo a textos escolares, livros e teses – pelos quais demonstrou extremo interesse desde a infância. Aos dezessete anos Leonardo e seu pai mudaram-se para Florença, onde ele acabou tornando-se um aprendiz do artista Andrea del Verrochio.
Não tardou a seu brilhantismo ofuscar o de seu mestre. Da Vinci mostrou seu talento de escala colossal mesmo como um aprendiz, produzindo inúmeras obras no estúdio de Verrochio entre 1470 a 1475.
Um exemplo bastante curioso é a obra O Batismo de Cristo, de Verrochio, cujo anjo foi pintado por Da Vinci. O resultado deixou Verrochio tão chocado que ele decidiu nunca mais pintar em toda sua vida. Da Vinci, então, seguiu com ideais de abrir seu próprio estúdio de arte.

"A arte diz o indizível; exprime o inexprimível, traduz o intraduzível."
Leonardo Da Vinci

Alguns anos depois Da Vinci abandonou sua primeira comissão em Florença para perseguir novas oportunidades e ofertas na corte do Duque de Milão, em 1482. Ele permaneceu em Milão por dezessete anos, quando o Duque caiu do poder em 1499. Foi nesses anos em que Leonardo atingiu o seu ápice criativo, atingindo novas alturas em estudos científicos e artísticos.
Neste período Leonardo pintou A Virgem das Rochas e A Última Ceia.
O Duque manteve Leonardo ocupado não só com pinturas e esculturas, mas também com a criação de armas, prédios e maquinarias. De 1485 a 1490, Leonardo produziu estudos de vários assuntos, incluindo natureza, máquinas voadoras, geometria, mecânica, construções, canais e arquitetura (projetando desde igrejas a fortalezas).
Seus estudos incluíam modelos para armas extremamente avançadas para a época, incluindo um tanque, vários aparelhos de combate e até um submarino. Foi também nessa época em que Da Vinci produziu seus primeiros ensaios sobre a anatomia humana. Há relatos de que seu estúdio em Milão era um verdadeiro centro de encontro de estudantes e aprendizes.


Leonardo possuía interesses tão vastos que na maioria das vezes não chegava a concluir seus projetos em andamento, ansiando dar início a novos estudos. Esse defeito resultou na conclusão de apenas seis trabalhos no curso desses dezessete anos - incluindo A Última Ceia e A Virgem dos Rochedos. Ele acabou deixando dezenas de pinturas e projetos inacabados.
Entre 1490 e 1495 ele adquiriu o hábito de anotar seus estudos meticulosamente em inúmeros cadernos e diários. Seus trabalhos cobriam quatro temas principais: pintura, arquitetura, mecânica e anatomia humana.
Em 1503 Leonardo deu início a sua obra prima, Mona Lisa.


No final de sua vida, Leonardo começou a sofrer de uma paralisia na mão direita, mas, ainda assim, foi capaz de continuar a desenhar e a ensinar até sua morte.
Leonardo Da Vinci morreu em 2 de Maio de 1519 na França


Um comentário:

  1. PARA SER ARTIGO É PRECISO SER ESCRITO COM SUAS PALAVRAS, TER A SUA OPINIÃO E CONTER A BIBLIOGRAFIA PESQUISADA.

    ResponderExcluir